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ITIL FOUNDATIONS V3

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Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI

O que é ITIL (Information Technology Infrastructure Library)?

É um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação. Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e atualmente está sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.

A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de TI. A ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.

ITIL dá uma descrição detalhada sobre importantes práticas de IT com checklists, tarefas e procedimentos que uma organização de IT pode customizar para suas necessidades.

Porque fazer este treinamento?

O gerenciamento é um fator primordial para que uma empresa se torne mais ágil e lucrativa, este treinamento oferece uma visão sobre o gerenciamento de serviços e apresenta as melhores práticas de forma a atingir este objetivo com mais rapidez, reduzindo os custos e otimizando os processos.

Atualmente toda grande empresa exige que seus profissionais estejam empenhados em otimizar os processos e para isso contam com que os mesmos, principalmente nos cargos gerenciais, possuam tal conhecimento.

Esta Certificação proporciona uma boa visibilidade do profissional diante da empresa.

Indicado para:

Finalidade deste treinamento:

Pré-requisito:

Carga horária: 24 horas

Programa do Curso:

Curso de ITIL V3

Governança Corporativa e de TI
  • Governança Corporativa
  • Governança de TI
  • Modelo de Gestão de TI
  • Melhoria para TI
  • Boas Práticas Utilizadas em TI
ITIL
  • Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI
  • Introdução ao cenário
  • História e evolução da ITIL®
  • Revisão da ITIL V2
  • Nova estrutura da ITIL V3
  • Comparativo ITIL® V2 x V3
Estratégia de Serviços
  • Conceitos: o que é estratégia, ativos de serviço, criação de valor, tipos de provedores.
  • Processos: Gerenciamento de Portfólio de Serviço, Gerenciamento da Demanda, Gerenciamento Financeiro.
Desenho de Serviço
  • Aspectos do Desenho de Serviço.
  • A importância dos 4Ps.
  • Processos: Gerenciamento de Nível de Serviço, Gerenciamento do Catálogo de Serviço, Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento de Disponibilidade, Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI, Gerenciamento da Segurança da Informação e Gerenciamento de Fornecedor.
Transição de Serviço
  • Processos: Planejamento e Suporte de Transição, Gerenciamento de Mudança, Gerenciamento da Configuração e Ativo de Serviço, Gerenciamento de Liberação e Implantação, Avaliação, Validação e Testes de Serviço e Gerenciamento do Conhecimento de Serviço.
Operação de Serviço
  • Processos: Gerenciamento de Eventos, Gerenciamento de Incidentes, Gerenciamento de Problemas, Cumprimento de Requisições, Gerenciamento de Acesso.
  • Funções: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento de Operações de TI e Gerenciamento de Aplicações.
Melhoria Continuada de Serviço
  • Modelo PDCA
  • Modelo de Melhoria de Serviço Continuada,
  • Tipos de métricas.
  • Responsabilidades do Gerente de Melhoria Continuada de Serviço
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